Após estudo realizado por ciêntistas Americanos o OVO deixou de ser considerado o vilão da alimentação para se tornar benéfico a saúde com seus 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas para o bom funcionamento do organismo, alto valor biológico, colina, acido fólico, ferro e zinco, protéinas, carboidratos, fósforo, iodo, molibdênio, selênio, triptofanos, além da vitaminas B2, B5, B12 e D. Tudo isso por apenas 75 calorias.
O OVO é considerado após o leite materno o alimento mais completo. Nesta afirmação existe a parte lógica, pois como o leite materno no OVO tem tudo o que é necessário para o desenvolvimento de uma vida.
OVOS são indicados para controle e perda de peso trazendo longa saciedade, a clara contém albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteína, como atletas. A gema contém Biotina, que auxília na queda de cabelos, renovação da pele, anêmia e até mesmo depressão. Por ser rico em zinco auxilia no combate de algumas alergias. A alta concentração de fostatidilcolina, serina e vitamina B12 auxiliam na recuperação da memória e melhora o quociente de inteligência em crianças (PESQUISA DA FAO - 1996) essêncial na nutrição de idosos, no combate da doença de Alzheimer.